quinta-feira, dezembro 03, 2009

Resposta à pergunta se o Grêmio irá entregar o jogo…

Nós, os gaúchos, somos bairristas. E por nos identificarmos com esse título fazemos questão de ressaltar que tudo o que é oriundo do Rio Grande do Sul é o maior, melhor ou mais espetacular do Brasil. Em alguns casos, do mundo. Como o clássico Gre-Nal.

Todos nós sabemos, gaúchos ou imperfeitos, que o Gre-Nal é o maior clássico desde a invenção do esporte. Nem URSS x EUA, Palestina x Isarel ou McDonalds x Burguer King conseguem travar disputas mais tensas que o confronto entre Grêmio e Internacional.

Essa semana, a última do Campeonato Brasileiro, é antologicamente dramática e irônica. A idolatrada formula de pontos corridos colocou o Grêmio, time sem qualquer ideal nos últimos jogos, como protagonista da competição. É o Grêmio único time que pode impedir o hexa do Flamengo. Mas, para os gremistas, o importante não é isso. O importante é que ele tem o Internacional nas mãos.
Grêmio vai entregar o jogo. Isso é obvio. Mais do que obvio, isso é o certo a ser feito. O presidente do Grêmio, Duda Kroeff, vai entrar para a história de qualquer maneira: evitando o tetra campeonato do rival ou dando-lhe um título nacional no ano do seu centenário. Para o bem de seu clube, torcida e, principalmente, integridade de seus atletas, a primeira opção parece mais adequada.

Quando digo integridade física não é somente para criar um apelo mais dramático ao fato. Não imagino os jogadores do Grêmio, após uma utópica vitória sobre o Flamengo no domingo, saindo do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS) sem a escolta na brigada militar. O Grêmio dar o título ao Internacional criaria uma comoção sem procedentes em Porto Alegre (RS) e mancharia, para sempre, a historia de rivalidades da dupla.

O presidente Kroeff deve seguir o instinto nesse momento e ordenar a escalação de uma equipe reserva, talvez mista, melhor ainda se escalasse o sub-15 para jogar contra o Flamengo. O título do Flamengo é totalmente justo, trata-se de time que melhor se reforçou durante o campeonato. E não será por isso que o Internacional vai perder a taça, já que eles desperdiçaram pontos importantes em casa para Botafogo, Vitoria e Cruzeiro.

Domingo o Grêmio vai perder – com ou sem titulares. O Flamengo será campeão.

E eu, enfim, vou comemorar algo com o Grêmio esse ano. ;)

Nenhum comentário: